Vejo com muita frequência as pessoas com medo de iniciar uma busca de emagrecimento por acreditar que terão que passar fome e já vou adiantando, se você passar fome, seus passos estarão errados!!! Isso mesmo, pois a fome representa uma necessidade do corpo, logo, se você não supre a necessidade, seu organismo vai se equilibrar e vai estocar energia como reserva.
Outro ponto importante é entender que as mudanças radicais estressam o organismo e isso poderá trazer processos desfavoráveis, incluindo o ganho de peso e efeito sanfona.
Mas o que fazer então? Primeiro é importante identificar algumas questões:
- É fome ou vontade de comer?
- É fome ou sede?
No nosso cérebro, as áreas de comando da sensação de fome e de sede são muito próximas, e por isso, muitas vezes as pessoas não percebem a sede e acabam comendo, comendo mais do que o necessário, desequilibrando as funções e colocando o corpo todo em “conflito bioquímico”, assim, quando você toma água com frequência, vai conseguir perceber claramente que a vontade de comer vai diminuir e quando sentir fome, seu estômago vai “mostrar” para você, ele vai roncar, sua cabeça vai doer e outras sensações vão te dizer para comer e aqui vem a pergunta: Como emagrecer sem passar fome? Vamos lá?
- Aumente o consumo de água.
- Coloque nutrientes no seu corpo.
Quando estamos com fome de verdade e comemos só o que gostamos, como as massas e alimentos fonte de carboidratos por exemplo, acabamos sentindo ainda mais VONTADE de comer depois de um tempo, porquê o corpo está esperando nutrientes para seu funcionamento e enquanto esses nutrientes não chegam até você, seu organismo te induz a comer, aumentando seu apetite, desequilibrando a produção do hormônio grelina, por exemplo.
Quando você ingere ovos, carnes, sementes nutritivas, legumes, frutas e verduras de forma geral, você está fornecendo nutrientes de verdade e não apenas calorias e assim, o hormônio que te induz a ter apetite, diminui de quantidade e você sente SACIEDADE MAIS RÁPIDO.
O único cuidado aqui é com suas particularidades, pois nem tudo que é saudável, vai te ajudar a emagrecer e alguns alimentos podem interferir a absorção de substâncias medicamentosas e vice-versa. Assim, vale reforçar que um acompanhamento médico é válido e se a busca for de emagrecimento com saúde, permita-se ter um acompanhamento de um profissional em que você possa confiar.
Então, comida de verdade com alto poder nutritivo (densidade nutritiva) é um dos grandes segredos neste pilar do emagrecimento. Porque não basta olhar só para a alimentação, tudo depende de um conjunto de fatores internos e externos. Leia o artigo sobre os pilares do emagrecimento para saber mais e lembre-se: existem técnicas que te ajudam a controlar vontade, compulsividade, ansiedade e outras sensações.
Quer saber o que está atrapalhando o seu emagrecimento? Venha falar comigo no WhatsApp, batemos um papo sobre isso, basta enviar uma mensagem pelo CHAT dessa página!
Tatiana C. Roloff
Especialista Pós- Graduada em Emagrecimento