Muitas pessoas me perguntam isso e a resposta é…
Sim! Que notícia boa não é mesmo?
O fato que muitos desconhecem sobre o emagrecimento é que a vontade de comer algum alimento, pode ser pior do que se você comer, pois hormônios são produzidos através de estímulos.
Quando eu falo estímulos, me refiro as ações que fazem o corpo interpretar algo. Por exemplo: se eu sinto que uma chapa está quente, é porque gerei um estímulo com a ação de tocar na chapa e esta ação envio uma “mensagem química” para meu corpo, que então interpretou como “quente”.
Assim, todos os órgãos dos sentidos, ajudam o corpo a interpretar o nosso mundo exterior e interior e aqui entra o chocolate e outras delicias da nossa alimentação, que além do estímulo no paladar, geralmente tem uma marca/registro na nossa memória e quanto maior e mais prazerosa for esta marca, mais difícil fica abrir mão de alguns alimentos quando se deseja emagrecer.
Você não vai fazer a dieta do chocolate e emagrecer com isso, calma. Mas comer em quantidades equilibradas com outros alimentos, poderá driblar essa “paixão” que muitas vezes te faz desistir de emagrecer, pois só de pensar que não vai comer o chocolate, seu cérebro já foi estimulado negativamente, gerando a sensação de perda e sofrimento e imediatamente, reações químicas irão acontecer e “bloquear” suas ações perante o seu objetivo: emagrecimento.
Nem todo chocolate vai te ajudar no processo de emagrecimento, os benefícios não estão no produto final e sim na semente de cacau, portanto, as recomendações por se consumir o cacau em pó ou chocolate amargo, sempre aparecem na pauta das nutricionistas. Devemos mesmo assim, tomar cuidado e escolher produtos de boa procedência, pois durante a produção do chocolate, as substâncias sofrem transformações e aí, o que poderia ser muito bom, poderá se tornar ruim.
DICAS PARA USAR O CHOCOLATE NO EMAGRECIMENTO
- Prefira usar o chocolate como uma opção de sobremesa do seu almoço, que deve ter sido rico em saladas. As fibras presentes nos alimentos naturais, ajudam a diminuir a velocidade de produção da insulina, e isso faz com que o açúcar seja absorvido mais lentamente no intestino.
- Quantidades pequenas diárias, cerca de 2 quadradinhos de chocolate amargo, podem te ajudar a sentir-se bem, estimulando positivamente o cérebro, mostrando a ele que você não está “sofrendo” com a dieta.
- Intensifique a atividade física para equilibrar o gasto calórico, pois chocolate tem gorduras e é calórico, não podemos fechar os olhos para isso.
- Quando optar em comer chocolate, faça escolhas inteligentes e diminua os demais alimentos fonte de carboidratos nas refeições do dia, acrescentando alimentos altamente nutritivos, como os ovos por exemplo.
- Ao preparar sobremesas usando o cacau em pó, prefira usar o leite de côco no lugar do leite convencional e se quiser adoçar, prefira a Stevia como adoçante ou use banana bem madura nas receitas.
Gostou? Espero que sim. O emagrecimento precisa ser uma jornada prazerosa e não um peso a mais.
Venha falar comigo no WhatsApp pelo CHAT que aparece aqui na página!