1- É POSSÍVEL EMAGRECER COMENDO PÃO?
Sim, você consegue e digo mais, pode ser qualquer tipo de pão, não precisa ser pão integral ok? Mas você precisa entender que para isso, deverá equilibrar as outras escolhas alimentares, ou seja, se você quer manter o pão, então quais outros alimentos feitos com farinha você pode tirar do seu dia? Além disso, se você conseguir comer seu pão com uma proteína animal, isso te ajudará a comer menos pão. Exemplo: pão ou torrada com ovos mexidos ou com patê de frango ou patê de sardinha/atum etc. O melhor pão é aquele que você faz na sua casa, então outra sugestão é: evite comer pães com datas de validade para mais de 14 dias, isso não é pão!!! Pão de verdade “estraga” rápido. O pão integral é sugerido porque é feito com os grãos inteiros e isso gera mais saciedade, porém, comer pão integral em grandes quantidades sem tomar muita água durante o dia, pode não te trazer o resultado esperado. Tudo é equilíbrio, ok? O ideal é sempre ter a orientação de um nutricionista!
2- É POSSÍVEL EMAGRECER COMENDO ARROZ E FEIJÃO?
Sim, basta dividir seu prato em 4 partes iguais, em 1 dessas partes você coloca seu arroz e seu feijão, em uma quantidade bem parecida com a quantidade de carnes ou ovos. Mas se você busca emagrecer, é legal entender: escolha um ou dois alimentos fonte de carboidratos para a refeição do almoço e no jantar busque comer somente a metade do que comeu no almoço. O ideal é consultar o nutricionista para adequar as quantidades! E no dia em que decidir manter o arroz e o feijão, evite colocar gorduras na sua alimentação, além de diminuir a quantidade de outras massas e guloseimas durante o dia ok?
3- É REALMENTE NECESSÁRIO COMER ALIMENTOS INTEGRAIS PARA EMAGRECER?
Os alimentos integrais são conhecidos pelos famosos pães, biscoitos e barrinhas de cereais, mas NÃO É ISSO que vai te fazer emagrecer. Entenda, INTEGRAL SIGNIFICA INTEIRO, assim, uma fruta pode ser um alimento integral também! Logo, quanto mais frutas, verduras e legumes integrais você consumir, melhor! Pão integral, biscoitos e afins, são fontes de lucro para muitas empresas, você pode consumir sim se você gostar do sabor desses alimentos, mas não é uma obrigação ok?Quando comprar pão, biscoito ou qualquer outro alimento integral, veja a data de validade e NÃO SE ENGANE, se o prazo de validade for maior do que 30 dias, não compre, pois isso não é alimento, é produto alimentício, ou seja, está cheio de conservantes e elementos químicos viciantes. Um produto alimentício pode até ser comprado, desde que no rótulo, a quantidade de ingredientes, seja de no máximo 5. Exemplo: farinha, ovo, água, óleo e fermento. Seria mais interessante você preparar na sua casa uma torta ou pão usando as sementes ou os grãos que você gosta, aí sim, a escolha estaria sendo mais inteligente, concorda? Se a vida for muito corrida, então a melhor opção seria escolher uma fruta né?
4- COMO SABER A QUANTIDADE CERTA PARA COMER?
É bem simples, prepare sua refeição com bastante variedade de nutrientes, olhe para o que escolheu comer e com muita amorosidade pense se é o suficiente. Feito isso, coma devagar, aprecie o alimento, evite tomar líquido durante a refeição e espere 30 minutos antes de pensar em comer mais. Se após esses 30 minutos você ainda estiver com fome, isso significa que você pode aumentar a quantidade, mas se a fome passar, então se dê os parabéns, pois você já saberá qual sua quantidade ideal por refeição. Apenas um alerta: fome é diferente de vontade ok? Fome faz “doer” o estômago, dá dor de cabeça, tontura, fraqueza… vontade de comer é conhecida também como fome emocional, ou seja, se na sua vida está faltando prazer e alegria, possivelmente o alimento será sua “fuga” e nesse caso, a sugestão é: se divirta mais e busque ajuda profissional para te auxiliar (Me coloco à disposição para agendarmos uma consulta e ver qual o melhor plano para você se for necessário um acompanhamento).
5- DIET E LIGHT FUNCIONA?
Depende muito, pois Diet significa que naquele produto alimentício, existe um ingrediente em menor quantidade, ou seja, nem sempre tem menos açúcar e por isso, esses produtos devem escolhidos com muita cautela e de preferência com orientação do nutricionista. Light indica um produto com menos calorias, porém, para manter a textura e o sabor do alimento, outros ingredientes são adicionados, ou seja, nem sempre será a melhor opção.
6- POR QUE MUITOS NUTRICIONISTAS SUGEREM ÚLTIMA REFEIÇÃO ATÉ 19:00?
É simples, porque depois desse horário o nosso corpo começa a produzir diferentes hormônios, aumenta o fluxo de energia destinado à imunidade e ao “descanso” da atividade de alguns órgãos. Assim, se a digestão estiver facilitada, todo esse conjunto bioquímico de reações, ocorre com mais qualidade. Além de que você poderá fazer jejum após as 19:00 contando as horas do sono, contribuindo para que seu corpo “limpe” as toxinas de forma mais eficiente e natural. 12 horas de jejum é seguro para a maioria das pessoas, ou seja, última refeição às 19:00 e a primeira refeição às 7:00. Fácil, prático, e grande aliado da saúde e do bem estar, esse hábito é super recomendado por muitos profissionais da área da saúde, incluindo médicos.
7- POR QUE TOMAR ÁGUA AJUDA A EMAGRECER?
Mais de 80% do nosso corpo depende da água para se manter funcionando, assim, se falta água, o corpo “segura” a água que tem e isso aumenta o que popularmente é conhecido como retenção líquida. Muitas vezes a balança mostra 3 ou 4kg a mais em poucos dias, e isso não é gordura, isso é água retida. Então encontrar uma forma de aumentar a ingestão de água é de extrema importância. Você pode colocar pedaços de frutas na água para dar um sabor, ou acrescentar um chá, use a criatividade. Evite alimentos com temperos prontos, corantes, muito sal (sódio) ou muitos doces, pois eles tendem a “roubar” a água do seu corpo mesmo se você estiver bebendo água durante o dia. Qual a quantidade ideal? Multiplique seu peso atual por 35. O resultado indicará sua meta mínima aproximada de água a ser ingerida por dia. No entanto, a quantidade ideal pode variar quando a pessoa toma alguma medicação ou suplementação, e claro que o tipo de atividade física também influencia nesse cálculo, por isso, o ideal é consultar o nutricionista.
8- O QUE FAZER SE O INTESTINO TRAVAR?
Intestino preso pode ser reflexo da ingestão de alimentos ricos em proteína, muita fibras ou muitos alimentos integrais (grãos), pois esses alimentos dependem da ajuda da água para serem absorvidos pelo corpo, logo, mais água será necessária para ajudar a equilibrar, ou então, reduzir o consumo desses alimentos. Outro fator importante, é o excesso de leite ou derivados, ou de glúten ou de corantes, que podem irritar a parede do intestino, prejudicando o bom funcionamento do mesmo. Outro ponto é a questão dos micro-organismos que habitam o intestino, com a mudança da alimentação, muitos micro-organismos morrem e novas espécies irão se desenvolver, por isso o intestino também pode “travar”, nesse caso usar probióticos (leite fermentado) e prebióticos (saladas, frutas) pode ser uma opção. E se toda parte alimentar estiver em dia? Aí, pode ser uma questão emocional, que deve ser avaliada com acompanhamento profissional, mas que muitas vezes tem ligação com medo, dúvidas e insegurança para tomar certas decisões, e a pessoa “prende” a vontade de fazer algo, ou se “limita” e não se permite dizer, agir… aí o intestino prende como um reflexo, um aviso que diz: solta…segue…confia…
9- PORQUE ALGUMAS PESSOAS SENTEM TONTURA OU FRAQUEZA QUANDO FAZEM DIETAS?
A tontura e a fraqueza podem ser resultado de uma mudança muito radical na alimentação, tanto dos tipos de alimentos, quanto das quantidades. Então mude aos poucos ok? Também é comum, acontecer desequilíbrio eletrolítico e a pessoa passa a ter sintomas parecidos com os da gripe, em alguns casos até o nariz fica congestionado. Assim, existe a possibilidade da pessoa ter reduzido açúcar e sal ao mesmo tempo na alimentação, de forma desequilibrada, então a sugestão é: capriche nos temperos naturais, tome água de côco natural, água com limão etc., lembre-se: nada de mudanças radicais ok? A falta de água também pode gerar sintomas assim, insônia e falta de prazer no dia a dia, também contribuem para a piora do quadro. Esteja sempre observando tudo o que sente e tudo o que escolhe como opção de alívio para suas sensações, esse despertar vai te ajudar a manter seu foco no lugar certo. A orientação do nutricionista é fundamental no ajustes da alimentação em relação aos sintomas durante o processo de emagrecimento.
10- O QUE COMER NO FINAL DE SEMANA?
É muito comum que as pessoas pensem ser necessário abandonar a pizza, a lasanha ou aquela sobremesa gostosa, mas não precisa ser assim. Lembre-se, tudo é equilíbrio. Se você quiser comer um alimento mais “engordativo”, então diminua as quantidades de outros alimentos, mas se você estiver realmente com foco no emagrecimento e estiver buscando por mudanças mais significativas, então você pode pensar em algumas dessas sugestões: Churrasco com um pouco de maionese e salada de folhas; quibes com molho para petiscar; Espetinhos com molho para petiscar; Hamburguer caseiro de forno com molho de tomate e queijo; frango à passarinho; tábua com frios; torta de frango ou de atum ou de sardinha; strogonoff; lasanha de beringela; musse ou pudim feito com gelatina sem sabor; chocolate meio amargo; frutas com creme de leite; sorvete de banana. Existem muitas saídas saborosas para você emagrecer e mesmo assim curtir seu final de semana.
11- O QUE FAZER SE O PESO NA BALANÇA NÃO BAIXAR?
Primeiro aceite que a balança é apenas um indicador de emagrecimento, mas não o único. Antes de se chatear, experimente tirar medidas, verificar como as roupas estão servindo e o principal, aceite que você não controla o peso que se perde mas que pode controlar as decisões que levam a um estilo de vida melhor, mais saudável, e assim, aceite também que o emagrecimento é uma consequência, portanto continue, continue e continue… Mas se a balança continuar “travada”, observe o que você ainda não está fazendo e que se fizesse mudaria tudo… Além disso, a cada semana busque mudar um chá, ou um detox, ou as frutas ou exercícios físicos. Leve com você o pensamento de que os resultados serão sempre os mesmos se as escolhas e os comportamentos forem os mesmos também, então, é preciso fazer algo novo para um novo resultado ok? Além disso, a balança mostra peso e não composição corporal, então o ideal seria fazer avaliação de bioimpedância para acompanhar os resultados, uma vez que assim, é possível avaliar a quantidade de gordura corporal, massa muscular entre outros parâmetros. Você pode agendar sua avaliação clicando no botão QUERO AGENDAR!
12- MESMO SEM FOME, POR QUE SENTIMOS VONTADE DE COMER?
Quando buscamos comer a toda hora, ou quando temos muita vontade de comer doces ou quando queremos estar mastigando, geralmente estamos com os pensamentos agitados, ou seja, é um reflexo do que estamos sentindo e vivendo no momento, pode ser medo, pode ser angústia, pode ser insegurança, pode ser agitação, pode ser ansiedade, enfim, é fato de que estamos “comendo” nossas emoções, não é fome de verdade! Então, precisamos trabalhar ainda mais as questões comportamentais, observando onde estamos, com quem estamos, o que estamos fazendo e o que estamos pensando. Essas observações, ajudarão a despertar para os possíveis padrões comportamentais ligados com escolhas alimentares e diante disso, trabalhar a fundo uma maneira de aliviar essas sensações é fundamental, e aqui, o apoio profissional é quase indispensável, porque infelizmente não conseguimos acessar memórias mais profundas e sensações mais profundas sozinhos… A terapia para o emagrecimento é necessária em processos assim, principalmente se o desejo é eliminar 10kg ou mais! No entanto, a alimentação rica em açúcar, pobre em proteínas e pobre em relação a ingestão diária de água, também pode levar ao aumento da vontade de comer. Ter momentos de prazer, alegria e felicidade extrema é fundamental nesse processo, o problema é que na maioria dos casos, quem está com sobrepeso precisa resgatar essas sensações, e então novamente reforço, o apoio profissional é fundamental. Eu dediquei mais da metade da minha vida aos estudos sobre corpo e mente humana, já atendi mais de 3 mil pessoas na busca do emagrecimento, por isso eu sei o que funciona e o que não funciona. Mas a decisão de emagrecer para não voltar a engordar pode não ser tão simples quanto parece. Aqui nessa página tem um CHAT que te leva para meu WhatsApp. Sinta-se a vontade para falar comigo!